Como contar histórias com ilustrações

Diversos
Como contar histórias com ilustrações

Antes de mais nada, por que devo contar histórias com ilustrações?

Ao ler um texto, um artigo ou até mesmo um livro inteiro, sem imagem alguma, essa leitura pode se tornar um tanto monótona se o mesmo não for bem escrito. É preciso um grande domínio das palavras para se fazer isso. E nem todos somos escritores profissionais. Porém muitas vezes possuímos boas ideias e queremos contar histórias de forma dinâmica, direta e que atinjam nosso público de forma substancial. Como prender a atenção do seu leitor de forma que ele se sinta interessado a ler seu conteúdo até o final? É aí que uma boa ilustração pode te ajudar! Uma ilustração, bem feita, pode ajudar no complemento de sua história em um artigo, livro ou em um simples post de blog. Contar histórias com ilustrações é uma maneira prática, rápida e direta de atingir o seu público.

A ilustração vai auxilar no que estiver sendo dito no texto, ajudando o leitor a ter um entendimento melhor daquilo que está sendo dito, facilitando na sua compreensão. Sendo assim, o leitor vai se sentir mais interessado no assunto, pois terá um certo dinamismo naquilo em que estiver lendo. 

Usar ilustrações em um texto, pode servir ainda para chamar a atenção do leitor para o assunto em questão. No post de lançamento da HQ Mapinguari eu utilizei a imagem de capa do meu quadrinho Mapinguari para chamar a atenção das pessoas para lerem o que eu escrevi e essa imagem serviu de complemento para o texto em si.

A ilustração serve apenas para complementar o texto?

O interessante de se contar histórias com ilustrações é que os desenhos em si não precisam apenas complementar o texto em questão. Frequentemente elas podem também servir de “decoração” no texto! Por várias razões, como quebrar o assunto que está sendo dito, por exemplo. Igualmente, como forma de deixar a página em que o texto estiver inserido mais interessante. Como no exemplo da imagem abaixo.

Imagem de exemplo do post "Contar histórias com ilustrações" de Rodrigo Otäguro
Personagem recostado em um galho de árvore em uma noite. Ilustração fantasiosa.

Notem que ela não está complementando o texto que está escrito aqui, mas ela serve como um “respiro” na leitura, pois serve como um alívio ao texto, no sentido de que deixa a página mais interessante sem perder a relevância no texto, despertando uma vontade de ler o que vem depois dela.

De que outra forma a ilustração vai ajudar no meu trabalho?

Sob o mesmo ponto de vista, as ilustrações podem contribuir em diversas áreas distintas. Contar histórias é apenas uma delas. Por exemplo, as ilustrações podem ainda ajudar a explicar algum assunto mais denso. Como instruções de trabalhos, explicações científicas ou um simples passo-a-passo de alguma atividade.

Veja que são muitas as aplicações das ilustrações. Mas eu arriscaria dizer que em todas elas estamos contando histórias, rs.

 

Ilustração demonstrando uma experiência escolar
Ilustração de um experimento escolar

Muitas formas de se utilizar ilustrações para contar histórias

Enfim, aqui pudemos ver que são inúmeras as maneiras de se utilizar ilustrações para contar histórias. Sejam elas diretas ou indiretas. Dessa forma podemos dizer que as ilustrações contribuem muito em diversas áreas.

Assim, um ilustrador é capaz de contribuir de diversas formas com diferentes áreas de negócios.

Neste material adicional, eu tenho algumas sugestões de como podemos trabalhar juntos. Dessa forma, caso você queira utilizar ilustrações para contar suas histórias, no seu negócio ou em um texto apenas, entre em contato comigo. Tenho certeza de que posso te ajudar a contar sua história com minhas ilustrações! 🙂

Lançamento oficial do meu novo quadrinho Mapinguari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu