Como lançar sua história em quadrinhos em uma plataforma de financiamento coletivo

HQ, Minha Arte, Vídeos
HQ Mapinguari

Você tem aquela ideia anotada num papel de rascunho com a história em quadrinhos perfeita? É uma ótima ideia, pronta para ser desenhada e lançada ao mundo, mas como apresentá-la pra todos? Uma ótima alternativa é o financiamento coletivo!

Acredito que você já deva ter visto por aí, no meu Facebook, no meu Instagram ou em minhas outras redes sociais, que estou com minha história em quadrinhos chamada Mapinguari em campanha, na plataforma de financiamento coletivo chamada Catarse. Finalmente tomei coragem para lançar minha campanha, colocar minha ideia no papel e transformá-la em um projeto de quadrinhos. Tem sido muito legal trabalhar na produção da HQ, falar com as pessoas, receber seu feedback sobre o projeto e também ver muita gente apoiando e participando desse sonho!

Capa da HQ Mapinguari

Capa HQ Mapinguari por Rodrigo Otäguro

Fazer histórias em quadrinhos não é muito simples, mas é muito gratificante. Pois ver o trabalho finalizado, o livro impresso nas mãos das pessoas, vê-las lendo o conteúdo e vendo sua arte, é algo incrível.

Mas por que lançar em uma plataforma de financiamento coletivo?

Acho que essa pergunta deve passar pela cabeça de muitos artistas independentes ou que tenham seus projetos e não podem trazê-los ao mundo apenas por sua conta. Com isso, vejo plataformas como o Catarse como uma excelente alternativa para realizar seus sonhos. Além de você poder realizar seu projeto, da maneira como você idealizou (ou bem próximo disso), você pode ter algo mais bacana ainda que é ter muitas pessoas participando disso junto com você! Ter a participação de amigos, familiares, pessoas que curtem seu trabalho, enfim, várias pessoas, em um projeto único é incrível. Acredito que ter essa participação do coletivo faz toda a diferença!

Eu escolhi lançar meu projeto no Catarse a praticidade da plataforma que inclusive é bem simples. Eles dão todo o suporte necessário para a criação da campanha. Muitos e-books, ferramentas, dicas, tutoriais, enfim, muito material de suporte.

Para lançar a sua campanha é muito importante ter uma ideia clara do projeto, pensar bem suas etapas. Planejar as recompensas, os envios e sempre estar atento aos prazos. Não é legal falhar com os apoiadores, afinal, sem eles o projeto não sai! Algumas coisa que tem me ajudado bastante é:

  • Acompanhar diariamente a campanha;
  • Pedir ajuda na divulgação e apoio à sites especializados, jornais, revistas, amigos, familiares, etc;
  • Divulgar nas redes sociais;
  • Conversar pessoalmente com as pessoas sobre a campanha;
  • Planejar bem o tempo;

Este último item é muito importante, pois a campanha pode ser bem difícil para quem está iniciando devido não se ter um público formado. Por conta disso é necessário mantermos o foco no objetivo que, neste caso, é a história em quadrinhos finalizada.

Se estiver vendo este post até 10/05/2017 a campanha ainda está no ar e você também pode conhecer e apoiar através do link: www.catarse.me/mapinguari. Caso seja depois desta data você ainda poderá ver a página do projeto e como foi o resultado.

Veja aqui o vídeo oficial da campanha!
[/vc_column_text]

Bom, este post é um pouco longo, mas espero que sirva de inspiração à você que pretende lançar seu projeto desta forma também. E se o fizer, me avise, sei que vou curtir ver seu projeto lá! 😉

Me fale aqui nos comentários o que achou deste post. Caso tenha algo à acrescentar, sugestão ou elogio, fique à vontade para me dizer!

Grande abraço, até logo!

[/vc_column][/vc_row]
Novo site-portfólio profissional
Quadrinho independente Mapinguari está à caminho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu