5 dicas fáceis de photoshop para iniciantes em ilustração digital

Photoshop para iniciantes dica04

E aí, tudo beleza com você?

Essa semana foi ao ar um vídeo novo! Nele eu mostrei 5 dicas de Photoshop para iniciantes em Ilustração Digital. Continue lendo e confira o complemento do vídeo, ok?

No meu último post aqui do blog eu trouxe uma ilustração digital da Mulher Maravilha que eu havia feito na semana anterior. E eu disse também que tenho feito alguns desenhos digitais e inclusive publicado alguns vídeos. Com isso, na semana passada eu postei no meu perfil do Instagram um pequeno vídeo, bem rápido, mostrando como criar um pincel no Photoshop. A ideia era fazer um vídeo com algumas dicas rápidas e práticas de Photoshop para iniciantes na área de ilustração digital. Como fazer para ter pinceis diferentes dos pinceis padrão do Photoshop. E isso é muito fácil!

Por isso, no vídeo eu mostrei minhas 05 dicas rápidas e práticas de Photoshop para quem está começando suas primeiras “pinceladas” na ilustração digital. E lá eu falei que colocaria aqui alguns detalhes das ferramentas, então, confere aqui as dicas e ao final do post tem o vídeo para você ver como eu fiz na prática, ok?

Aqui neste post você vai ver:

  • Dica #01 – Ferramentas de Seleção
  • Dica #02 – Como preencher a Seleção
  • Dica #03 – Criar um Pincel
  • Dica #04 – Customização de pincel
  • Dica #05 – Criar máscaras
  • Dica BÔNUS!

E se estiver curtindo este post e quiser sempre acompanhar as novidades por aqui, coloca seu e-mail aqui do lado para sempre receber os conteúdos que eu posto, ok? 😉

Dica de Photoshop para Iniciantes em Ilustração Digital #01 – Ferramentas de Seleção

Por diversas vezes precisamos selecionar coisas no Photoshop, seja para criar uma máscara para cores, um preenchimento de uma forma, uma textura pro seu desenho, enfim, várias coisas e, inclusive, criar um brush, por isso a primeira dica que eu trago é sobre as ferramentas de seleção. Existem algumas ferramentas que o Photoshop nos traz, como a Pen Tool (Ferramenta Caneta), Lasso Tool (Ferramenta Laço), Marquees Tool (Ferramenta de Marcação), enfim, várias mesmo. No exemplo do vídeo eu utilizei a Rectangular Marquee Tool (Ferramenta de Marcação Retangular). Eu escolhi o retângulo, mas você pode fazer com qualquer outra forma.

Dica de Photoshop para Iniciantes em Ilustração Digital #02 – Como preencher a seleção

A dica número dois é muito fácil. Depois de fazer a seleção, uma das coisas que podemos fazer é preencher a forma criada, então no vídeo eu mostrei algumas maneiras de como você pode preencher estas formas. Sendo uma delas usando os brushes (pinceis), que você já tenha, pintando dentro da área demarcada com a ferramenta de seleção. Outra maneira é, ainda com a ferramenta de seleção ativa, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção fill (preencher) e então usar as cores já selecionadas ou ainda, a maneira que vamos usar aqui, que é utilizando o Bucket Tool (ferramenta lata de tinta).

Uma coisa legal quando se está fazendo os brushes (já antecipando a próxima dica) é, com a forma preenchida, usar um pincel qualquer para dar uma textura à forma, como eu mostrei no vídeo. Assim você pode conseguir uns efeitos muito legais!

Dica de Photoshop para Iniciantes em Ilustração Digital #03 – Criar um Pincel

Com essas duas dicas anteriores você já vai poder dominar a terceira dica, que é a criação do brush. Você seleciona a forma que fez e clica em Edit (Editar), Define Brush Preset (Definir Predefinição de Pincel), veja que ele já tem um nome padrão, mas você pode redefinir um nome mais lhe agrade. Ah, e você pode ainda fazer isso com outras imagens que já tenha também, ok?

Feito isso o brush já está criado, veja que ele se torna um tipo de “carimbo” e fica igual à forma que havíamos criado, muito fácil né? Dessa forma você já usar assim mesmo dependendo do trabalho que estiver fazendo.

Dica de Photoshop para Iniciantes em Ilustração Digital #04 – Customização de pincel

Agora que você já criou seu brush, a dica número quatro irá te ajudar demais neste com a ilustração digital! No vídeo eu mostrei como você poderá customizar pinceis no Photoshop. Apertando a tecla F5 você tem várias opções de customização. Eu costumo mexer em shape dynamics (Dinâmica de Forma) e transfer (Transferência), mas têm várias opções aqui como variação de pressão da caneta, distanciamento, formato, ângulo, enfim, várias coisas. É legal você ir testando seus brushes com essas opções aqui, ok? Bom, depois de ajustadas as suas preferências, você pode salvar este novo brush. Para fazer isso basta clicar em brush presets (Predefinições de Pincel), colocar um novo nome e o brush fica ajustado com suas preferências! Da hora né?

Dica de Photoshop para Iniciantes em Ilustração Digital #05 – Criar máscaras

Quando estiver mais familiarizado com os brushes, vai ser muito útil utilizar as máscaras. E aqui na dica 5 isso vai te ajudar muito nas suas ilustrações também. Como funciona: quando você tem, por exemplo, um fundo de alguma cor ou um cenário da sua ilustração e você tem outra layer (camada) por cima com um personagem, mas que precisa de algum ajuste, você não precisa ficar apagando e refazendo o desenho. E você pode querer aproveitar algum elemento do personagem, então, na layer do personagem, você pode criar uma máscara. Isso vai fazer você ganhar muito tempo! Dessa forma você pode trabalhar direto na máscara sem que precise mexer na arte do personagem.

A máscara é como uma “página em branco”. Com um brush você pode “esconder” ou “revelar” algo do seu personagem. Para isso, certifique-se de que está na máscara e não no desenho pra não estragá-lo. Deixe a tinha do brush preta para poder esconder o que não quer visualizar. Caso não goste do resultado, ainda na máscara, apenas mude para branca e o desenho retornará da maneira como era. Demais, né? Tenho certeza que isso vai te ajudar em muito! 😉

 

Dica de Photoshop para Iniciantes em Ilustração Digital – BÔNUS

Ah, aqui vai uma dica bônus galera! Os efeitos de layer! Em cada uma das layers que você estiver trabalhando, você poderá alterar os efeitos e assim dar outros ares às suas ilustrações! Teste de diversas maneiras. Em artes com luz do sol, chuva, água de um rio, enfim, em vários momentos e veja como sua arte vai ficando. Sei que vai encontrar algo para deixar sua arte ainda melhor!

Aqui está o vídeo que coloquei no Youtube!

Vídeo – 5 Dicas de Photoshop para Iniciantes em Ilustração Digital

O que você achou deste post? Me conte aqui nos comentários! Caso tenha dúvidas, me mande aqui que será um prazer responder, beleza? E caso tenha sugestões, fique à vontade para compartilhá-las também.

Espero muito ter podido ajudar com seu processo de evolução das suas ilustrações.

E lembre-se de quando utilizar essas dicas, poste sua arte em alguma rede social. Me marque ou ainda, utilize a hashtag #DICASRODRIGOOTAGURO, assim eu vejo lá e podemos ir trocando ideias, ok?

Muito obrigado pela sua participação!

Grande abraço e até logo!

Minha melhor releitura da Mulher Maravilha
O que me motivou à começar a desenhar quadrinhos

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu